"Os cientistas tinham chegado a um consenso. Havia sido um pulso eletromagnético. Havia sido um belo fenômeno à vista. ele brilhou com uma luz corrente, branco-azulada, e muito brilhante. Eu me lembro do momento em quem todos olharam pelas janelas e portas para cima, no céu. Pouco sabíamos que era um presságio da destruição. O momento de confiança positiva antes da tragédia completa.
Duas semanas se passaram e nós ainda pensávamos que era um show de fogos-de-artifício global. Eu era apenas um adolescente naquele tempo. Enquanto andava pelo campo, atrás da fazenda do meu pai, morro abaixo havia uma cratera. Ela sempre esteve lá, mas desta vez estava maior. Eu olhei para baixo e vi uma matéria muito estranha tomando forma. Era branco-azulada, como o Pulso, e começara a se apossar de pedras e grama e partes do moinho abandonado que estava lá há séculos.
Ele se formou e daquele momento em diante eu soube que vivia. Ele olhou em volta, como um recém-nascido que abre seus olhos para o mundo. Então, olhou para o menininho pasmo que era eu. Enquanto olhava, eu ouvi uma voz profunda e grave na minha cabeça. Calmante, porém perturbadora. Eu a temi, e temi suas palavras mais ainda. Ele falou comigo:
"Mortal, vós perturbastes o sono de nós todos. Sois uma praga para essa terra e nós erradicar-vos-emos. Vai agora, corre para os teus iguais e fala a eles que a vossa destruição chegou.
E eu corri. E eu os falei, mas eles não escutaram. Ilusões de uma mente adolescente, eles disseram. E eventualmente, os Titãs vieram. Exatamente como o primeiro disse. Era nossa destruição que havia chegado.
-- Fragmento do diário do Sr. Barry Waterfield - Inglaterra, Agosto de 2055
O Pulso
No ano de 2055, devido à algum fato misterioso que saiu do controle dos cientistas e engenheiros de uma usina de extração de Ichor em [inserir nome do lugar aqui], um pulso eletromagnético varreu o planeta. Ninguém sabe ao certo a razão pela qual o Pulso ocorreu. A usina simplesmente desapareceu deixando poucos vestígios e tornando a região um Eden (região com alta concentração de Ichor).
O Pulso percorreu toda a extensão da Terra, lentamente tornando todos os poucos equipamentos eletrônicos que sobraram inúteis. Computadores, celulares, algumas televisões, câmeras digitais. Tudo que era considerado 'da nova geração' agora era obsoleto.
O caos que o Pulso fizera ocorrer, porém, não era maior do que o que ocorreu nas semanas seguintes. Os mercados ruiram, cidades entraram em colapso, pessoas perderam seus empregos. Tudo ficara tenso quando os Titãs apareceram para completar a destruição do planeta.
Os Titãs
"Estes como eu dormíamos. Vivíamos um viver que não é o seu. Éramos ascendidos, afásicos, pós-vivendo num sono paradisíaco. Até que o Pulso nos despertou como um grito ensurdecedor. Ouvimos esse grito e entendemos que era o grito da mãe-terra. Seu último clamor aos filhos para que eles possam protegê-la daqueles que a usurpam".
-- Frase do titã Profeta para Jeroen, matador de titãs.
Duas semanas após o Pulso, apareceram os titãs. Titãs são entidades, quase semideuses, que usam o ichor como fonte principal de energia.
De acordo com o diário de Jeroen, matador de titãs, que registra os encontros do matador com vários titãs diferentes, os titãs eram seres diversos que por algum motivo transcenderam de sua existência material e se fundiram ao ichor que circulava pelo planeta, de certa forma "adormecidos" por fazer parte de um todo com um propósito e um fluxo. Esses dados, porém, não podem ser confirmados cientificamente.
Embora a maioria dos titãs seja maior do que os seres humanos em tamanho, os titãs são seres variáveis. Seu tamanho, seu poder, seu nível de consciência (há titãs com um nível mínimo de consciência, como um animal), sua conduta com relação aos seres humanos.
Muito dessas propriedades dos titãs se dá à forma com a qual ele 'nasce'. Eles possuem a propriedade do ichor de se fundir e alterar objetos inanimados em escala atômica. Dessa forma, titãs podem usar partes de prédios, materiais como madeira, ferro, água, gás, animais e até mesmo seres humanos para fixar sua forma terrena.
Por serem energizados por ichor, os titãs têm certos 'poderes'. Alguns são elementais e controlam o poder que possuem completamente.